
Certificação em gerenciamento de Projetos – entenda as siglas
Se você está atuando ou pretende iniciar na carreira de gerenciamento de projetos e pretende obter uma certificação, aqui vão algumas siglas, explicações, seus significados e pré-requisitos para você se preparar e conquistar a sua tão sonhada certificação.
PMI ®
PMI é o instituto de gerenciamento de projetos, não é uma certificação.
É uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos no mundo todo.
- Foi Fundado em 1969;
- Mais de 700 mil pessoas certificadas em todo o mundo;
- Mais de 470 membros em 207 países;
PMBOK®
PMBOK significa Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide)
É um conjunto de boas práticas na gestão de projetos organizado pelo PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.
Não é uma metodologia, não confunda, é um guia de boas práticas.
Cabe ao gerente de projeto selecionar ferramentas e processos adequados a cada projeto.
Na sua 6ª versão, engloba 49 processos;
5 grupos de processos:
- Iniciação
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e controle
- Encerramento
E 10 áreas de conhecimento:
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custos
- Qualidade
- Recursos humanos
- Comunicação
- Riscos
- Aquisições
- Partes interessadas
Não existe PMBOOK, ok ? o correto é PMBOK® .
PMP®
É a sigla para Project Management Professional. É talvez a certificação mais reconhecida e exigida no mercado.
Requisitos da certificação PMP ® (retirado do site www.pmi.org).
Para se candidatar à certificação PMP ® você precisa ter:
- Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
- Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
- Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
- 35 horas de formação em gerenciamento de projetos
OU
- Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
- Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
- Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
- 35 horas de formação em gerenciamento de projetos
Para saber como foi minha preparação para a certificação, acesse meu outro artigo a respeito.
Além da certificação PMP ® , o PMI® oferece ainda outras:
PfMP – Portfolio Management Professional
PgMP – Program Management Professional
CAPM – Certified Associate in Project Management
PMI-ACP – Agile Certified Practitioner
PMI-SP – Scheduling Professional
PMI-RMP – Risk Management Professional
PMI-PBA – Professional in Business Analysis
PMO
É a sigla para Project Management Office, ou escritório de gerenciamento de projetos.
É uma entidade, uma área dentro da empresa, responsável pelos diversos projetos internos e externos, não é uma pessoa ou cargo.
E para os profissionais de RH, acerte na divulgação das vagas relacionadas a gerenciamento de projetos, melhorando o descritivo e certamente aumentando as chances de contratar a pessoa certa.