
Gerenciamento de Projetos para pequenas e médias empresas – Por que eu preciso ler isso ?
Certa vez num cliente, numa das reuniões de um projeto que gerenciei, fomos a uma sala e lá havia um quadro com os dizeres:
“Nunca temos tempo para planejar, mas sempre temos dinheiro para refazer”.
Essa frase me chamou a atenção por dois motivos:
- Estar exposta numa sala de reunião de uma grande empresa multinacional;
- Por provavelmente já ter passado por isso em outros projetos internos / externos, mesmo sendo uma grande Companhia e levar o gerenciamento de projetos a sério.
As interpretações que fiz dessa frase nesse local estratégico da empresa foram:
- Levar as pessoas que passarem por aquela sala para discutirem assuntos pertinentes à empresa;
- Melhorias de produto e processo;
- Refletirem na importância da gestão efetiva e planejamento nos projetos;
- Cuidar bem dos investimentos da empresa.
Podemos tirar outras frases que fazem todo sentido, como por exemplo:
“Nunca temos tempo para planejar, mas sempre temos tempo para refazer”.
Ou ainda:
“Não temos tempo para planejar…. e talvez não tenhamos dinheiro para refazer”.
Se isso vale para a grande empresa, por que não valeria para a pequena / média empresa ?.
É o fazer direito da primeira vez.
O dinheiro da grande empresa é igual e tão importante e valioso quanto o dinheiro da pequena e média.
Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se questão de sobrevivência e longevidade termos projetos bem sucedidos, bem gerenciados, com previsibilidade e visibilidade.
Previsibilidade para planejar e definir os projetos eleitos e aqueles que trarão maior retorno, no tempo, escopo e custo.
Visibilidade para acompanhar a evolução dos custos e prazos, monitorar e acompanhar escopo, riscos e demais áreas de conhecimento.
Vejo muitas empresas se darem mal e perderem dinheiro e tempo porque não quiseram investir na gestão de seus projetos e no planejamento.
Acabam delegando a responsabilidade da gestão a gestores funcionais, sem grande vivência e experiência nas boas práticas de gestão de projetos.
Estes, por sua vez, compartilham seu tempo nas tarefas diárias, não priorizando os projetos e muitas vezes sendo até uma espécie de fuga por não saberem “o que“ e “como fazer”.
Não investem em treinamento e capacitação da equipe pelo fato de entenderem que isso é custo e não investimento.
Claro que isso vale também para os colaboradores, que também não dependam das empresas investirem em treinamento, mas eles próprios invistam em treinamentos, aumentando a empregabilidade.
As empresas que acreditam que esses valores na gestão de projetos irão encarecer o investimento, ao ignorarem a importância, remetem a frase da sala de reunião.
Investir em treinamentos e na gestão dos seus projetos não é custo, é investimento.
Se eu pudesse colocar outro quadro na mesma sala de reunião, colocaria com os dizeres:
“Tenhamos tempo para planejar e gerir, para sempre termos dinheiro para investir, seguir e crescer”.
Vamos falar sobre seus projetos ?