A importância dos KPI’s nas empresas e PMO’s
O uso de KPI’s (Key Performance Indicator) é de extrema importância no gerenciamento de projetos, PMO’s e na gestão das empresas em geral.
Se não sabemos como estamos, como saber se melhoramos e para onde vamos?
Termos gráficos e indicadores para realizarmos análises para apoio na tomada de decisão é fundamental hoje para o sucesso e até mesmo a sobrevivência das empresas.
Num mundo tão competitivo e onde o nível de exigência é cada vez mais alto, não cabem mais achismos.
Num PMO de consultoria de implantação de sistemas, sabermos o EVA (Earned Value Analysis), Issues por projeto, projetos por gerente, total horas vendidas x implantadas numa consultoria, % alocação da equipe, são exemplos de KPI’s.
Em diversos segmentos de mercado, sabermos por exemplo:
- Qual o período de pico de vendas na loja, no restaurante;
- Lead time médio de entrega por fornecedor;
- Prazo médio de recebimento das vendas
- Curva ABC de produtos/serviços;
- % ociosidade / mês nas indústrias;
- Venda prevista x realizada;
- Indicadores de não conformidade;
Tudo isso pode ajudar o pequeno e o grande empresário a melhorar a gestão do seu negócio.
E para isso, um sistema de apoio a tomada de decisão (ERP) com certeza apoiará e muito esse trabalho.
No planejamento estratégico, se a empresa deseja:
- Diminuir o tempo de produção dos seus produtos;
- Aumentar o nível de satisfação de seus clientes;
- Aumentar o market share em 10%;
Realizar a gestão desse planejamento estratégico através de projetos corporativos trará também uma maturidade e apoiará os gestores funcionais e empreendedores.
Para isso, defina objetivos SMART e realize a gestão desses seus objetivos através de projetos internos na empresa.
Para atingir seus objetivos, planeje, monitore, arregimente a equipe, gerencie custo, prazo, tempo, com técnicas e melhores práticas na gestão de projetos e indicadores de desempenho, suas chances de sucesso serão maiores.